segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Estranhos animais em extinção


Ararinha-azul, mico-leão-dourado, peixe-boi...

Esses animais "fofos" todo mundo fica sabendo que estão em extinção. Esse tipo de animais (notadamente mamíferos, seguidos de algumas aves) apela muito à vontade pública, dizer que estão desaparecendo causa comoção e são frequentemente usados como "bandeiras" para preservar certas áreas de interesse.

Na prática, preservar esses animais acaba ajudando a preservar muitos outros seres e processos.

No entanto, o fantasma da extinção paira sobre muitos outros animais (e plantas). Alguns deles têm populações tão pequenas, são tão restritos ou são tão desconhecidos que, na dúvida, é melhor assumir que estão em vias de extinção.



Estou muito contente por publicar duas pequenas notas na ótima Ciência Hoje das Crianças, uma delas em conjunto com Rodrigo Willemart, sobre animais desconhecidos da maioria das pessoas: o perípato e o pseudo-escorpião.



Confira aqui o texto do perípato.

E leia aqui o texto do pseudo-escorpião.

Essa publicação traz todo mês um "dossiê", em linguagem bem simples, sobre um animal que corre risco de extinção. Nessa edição, há também textos sobre uma espécie de libélula e uma de roedor. Esses textos em particular estão mais completos na edição online que na escrita.

Nenhum comentário: