quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A árvore da vida


Na videoconferência 2, ficou clara a nossa dificuldade em trabalhar com as árvores filogenéticas.

Como ressaltei, elas são um assunto extremamente novo e que ainda está penetrando nos livros didáticos. Muitos professores não tiveram qualquer contato com esses esquemas durante sua formação.

Acho que um livro básico para quem se interessa em aprender é:


Dalton Amorim, Fundamentos de Sistemática Filogenética, Editora Holos, 2002.

Ainda estou em busca de um site em português que explique esse tema satisfatoriamente. Encontrei esse, a seguir, que é um pouco complicado, mas pode servir de introdução:

http://www.virtu.ufjf.br/artigo%202a10.pdf

O site "Tree of Life" está em inglês, mas é o que contém as informações mais atuais sobre as classificações. Nele é possível navegar desde as espécies até a base da "árvore da vida". Use o sistema de busca para encontrar o grupo que lhe interessa, é uma boa fonte de exemplos e uma demonstração de que a ciência não pára!

http://tolweb.org/Life_on_Earth/1

2 comentários:

Helena Miranda Takahashi disse...

Olá professor Felipe, assisti às duas VCs; gostaria apenas de tirar uma dúvida em relação à proxima VC que será Evolução.
Por mais que converse com minhas tumas de que é preciso "conhecer" as teorias sobre a origem e a evolução da vida, a religião se torna uma barreira para mim, pois minha escola está inserida em uma comunidade quse totalmente evangélica. Você poderia me dar uma dica
Obeigada
Professora Helena de Barros Miranda Takahashi - São Paulo - Leste 1

Professor Felipe disse...

Olá Helena,

essa é realmente uma questão espinhosa, sobre a qual pretendemos conversar bastante na próxima videoconferência. Acho que vários outros professores têm o mesmo problema e valeria a pena discutirmos a fundo.

Felipe