quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mais materiais didáticos

Quando eu fiz meu curso de Licenciatura em Biologia, fiz parte de uma das primeiras turmas de uma disciplina chamada "Instrumentação para o Ensino de Ciências".

A ideia dessa disciplina era levar os alunos a produzirem sequências didáticas (ou situações de aprendizagem, para usar a terminologia da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) que fossem maneiras inovadoras de apresentar os conteúdos comumente tratados nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental.

Desde então, várias turmas passaram por esse curso e muita coisa foi produzida. Coisas ótimas, de alunos nota dez, e coisas de gente que fez só pra tirar aquele cinco-bola, como dizíamos.

Os materiais produzidos foram depositados na biblioteca do IB-USP (em São Paulo, SP); alguns, que foram feitos mais recentemente, estão no site da disciplina (clique aqui para acessar).

No menu ao lado esquerdo da página, clique nos links "conteúdo" ou "série" para acessar as sequências didáticas propostas. Muitas delas são roteiros prontos para aplicação.

2 comentários:

veraportuga disse...

olá professor
acho seu blog fantástico e o site que vc indicou:
www.ib.usp.br é genial. Utilizo muitos os conceitos e as atividades em aula com meus alunos;
é de fácil compreensão e as atividades (anexos)ajudam muito em sala.
veraportuga

Professor Felipe disse...

Olá Vera,

muito obrigado! Estou apenas tentando reunir neste blog os recursos interessantes que tenho visto por aí.
Abraços
Felipe